A quantidade de dados e informações geradas por uma empresa são enormes. Mas, perdidas neste mar de dados, as empresas não estão fazendo progressos para interagir melhor seus negócios com as informações disponíveis para análise.


Em pesquisas recentes feitas por institutos especializados em conhecer o mercado de TI afirmam que a integração de dados é um fator chave de sucesso para alavancar o crescimento das empresas. E, os líderes empresariais, já começam a se convencer que isso é uma verdade.


Estes mesmos institutos mostram que empresas que investem em integração de dados possuem um crescimento em sua lucratividade maior que as empresas que não possuem bons processos de integração implementados em suas bases de dados.


Mas afinal o que seria uma integração de dados?


Integrar sistemas é reunir vários componentes independentes e colocá-los para trabalhar em conjunto. Se a sua empresa usa vários subsistemas diferentes, conectá-los em um só sem perder informações valiosas pode ajudá-la a cortar gastos, ganhar produtividade, tomar decisões melhores e ser mais competitiva.


Por exemplo. Pense em todos os subsistemas diferentes envolvidos na venda de uma única mercadoria:


Ref. 000001


  • O setor de vendas faz a emissão da nota fiscal;


Em primeiro lugar, o setor de vendas faz a emissão da nota fiscal. Alguém tem que ir até o sistema de vendas e efetuar a emissão da nota passando os dados do cliente, volume, preço e cálculo dos impostos conforme a legislação vigente.


  • A contabilidade acrescenta o valor da nota às receitas da empresa;


Após a venda ser efetuada o departamento contábil precisa registrar esta venda desta nota. Somente este departamento saberá as contas contábeis para que a venda seja registrada de forma correta nos livros contábeis e fiscais.


  • O financeiro faz uso do registro para calcular impostos;


Porém, após o registro nos livros contábeis é necessário que esta mesma venda seja registrada no contas a receber. O recebimento dos valores referentes a esta venda deve ser incluído, pelo financeiro, para que reflita no fluxo de caixa futuro e, também, prepare o setor de cobranças a efetuar a cobrança dos valores caso o cliente não pague na data correta.


  • O setor de estoque remove a mercadoria do registro;


Mas a mercadoria precisa ser entregue e transportada até o cliente. Por isso, esta venda deverá gerar uma saída no estoque de mercadorias. Esta saída precisa ser registrada no sistema de controle de estoques pelo almoxarife para que ele tenha o controle de quantas mercadorias disponíveis existem ainda para vender.


  • Em algum momento, o setor de compras se prepara para repor a unidade vendida;


Com a baixa do estoque, o departamento de compras precisa ser informado desta saída para determinar o ponto de reposição do produto. Ela precisa planejar bem isso para que o tempo entre pedir novos produtos, transportá-los do fornecedor até a empresa e repor no almoxarifado deve ser tal que não falte produto quando houver novas vendas.


  • O marketing toma nota para identificar os produtos mais bem-sucedidos e aqueles que fizeram parte da última campanha publicitária.


Já esta venda deve ser reportada ao sistema de Marketing. Este departamento realiza campanhas publicitárias e é necessário saber se esta venda reflete algum tipo de campanha efetuada anteriormente. Este departamento precisa saber das vendas realizadas para estudar se o público-alvo está sendo atingido, se as vendas estão aumentando devido às campanhas publicitárias recentes e tomar rapidamente decisões de mudanças caso o retorno não seja aquilo esperado.


Com a tecnologia tradicional, pelo menos um funcionário em cada setor fará o registro da venda e sua respectiva consequência em cada departamento. Como os sistemas não conversam entre si, milhares de horas são perdidas todos os anos nesse retrabalho. É como se cada departamento funcionasse como uma empresa diferente.



Ref. 000002


Com a integração de sistemas, uma informação precisa ser gerada uma única vez e será automaticamente transmitida para todos os outros departamentos.


Ref. 000003


Quais seriam então os grandes benefícios da implementação de processos de integração?


O primeiro seria o de reduzir erros.


Duplicar dados em vários sistemas diferentes gera uma menor precisão. Ao reduzir a necessidade do cadastro de informações em sistemas diferentes e por pessoas diferentes, a integração irá reduzir as chances de erro humano. Como os dados são usados para tomar decisões estratégicas, é necessário que eles sejam precisos e consistentes.


Outro benefício consiste em melhorar a produtividade.


A automatização de processos, como os de conciliação financeira, e o trânsito automático de dados de um departamento para outro representam que seus funcionários não precisam mais cadastrar informações manualmente em cada subsistema da empresa. Ao remover essas tarefas cotidianas, os profissionais ganham tempo e podem encarar desafios mais intelectualmente estimulantes, aumentando também a satisfação com o trabalho.


Mais uma vantagem da aplicação da integração: A otimização dos processos operacionais.


A automatização possibilitada pela integração de sistemas significa que a gestão pode trabalhar mais na qualidade da equipe e não no tamanho. Profissionais habilidosos e experientes podem se concentrar mais em tarefas que farão a empresa crescer e evoluir — em vez de perder horas com rotinas burocráticas.


Melhorar a qualidade das informações é um outro benefício da integração. 


A integração de sistemas tem se tornado cada vez mais atraente para as empresas por permitir analisar cada decisão e detectar todos os erros. Com os dados centralizados em um só local, cada mudança tem efeito imediato e automático no sistema inteiro, eliminando a probabilidade de análises incorretas e fornecendo uma visão completa e com clareza da saúde da empresa.


Logo, tudo isso, leva a um benefício financeiro. O de reduzir custos. Reunir todas as informações em um só local resulta em grande economia de espaço para armazenamento de arquivos. No entanto, o maior benefício para a lucratividade resultará da automatização de tarefas e do foco renovado em análises mais bem-informadas, permitindo identificar oportunidades para cortar custos e reduzir gargalos todos os dias.


Espero que, neste ponto, você já esteja convencido que a integração de dados é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa.


Mais detalhes no link abaixo.


0002   Importância da Integração de Sistemas