Vamos falar da licença do produto.


Existem diversos parâmetros que definem uma licença do PIS. Todos estes parâmetros são definidos pela área comercial.


O primeiro é se a licença valerá para um único servidor ou se a licença valerá para cada Metadados. Ou seja: Por servidor ou por Metadados.


Porém, independentemente de ser uma licença por servidor ou por Metadados a licença pode limitar o número de conexões simultâneas. Conexões simultâneas significa quantas seções podem ser abertas simultaneamente por um usuário.


Também a licença é possível limitar o número de linhas transferidas entre a fonte e o destino. Por exemplo: Supor que a licença limite em 10.000 linhas. Se formos ler 20.000 linhas de uma fonte a um destino a licença não deixará este processo ser executado.


O Fluxo é um processo que executa diversos comandos de integração ou ETL no PIS. A licença pode limitar o número de Fluxos permitidos. Se houver um limite de 5 fluxos, somente 5 poderão ser criados e executados. Se houver a necessidade de criar um sexto, um anterior deverá ser desativado ou excluído.


A licença pode limitar o número de conexões threads simultâneas que podem ser conectadas. Threads simultâneas significa quantos processos podem ser executados ao mesmo tempo pelo servidor.


A licença pode limitar o número de usuários, por cada tipo, que podem ser criados pelo administrador do ambiente.


A licença pode permitir que os processos sejam executados por Threads simples ou em paralelas.


A licença pode permitir se o acesso entre o cliente e o servidor permitirá o uso de Web Services ou se limita ao acesso direto numa única máquina.


Pela licença sabemos se ela é temporária ou definitiva. Normalmente a licença temporária é aquela que é recebida inicialmente pelo cliente. Para obter a licença definitiva é preciso que seja feito um registro do Hardware onde o servidor do produto foi instalado.


Uma licença temporária tem período de validade curto e pode ser usada em qualquer Hardware. Já a definitiva respeita o período de validade do contrato comercial e somente é válida para o Hardware onde ela foi registrada.


Pela licença podemos determinar se poderá ser usada os módulos de inteligência do produto. Basicamente temos o Módulo 1 e 2. Chamamos de Módulo 1 as funções de transformações mais básicas e simples. Já o Módulo 2 implica na permissão de usar transformações mais complexas.


A licença pode limitar os tipos de Drivers a serem usados nas conexões. Veremos este conceito mais a frente, mas se faço uma conexão com SQL Server, isso é um Driver. Se faço com um Oracle é outro Driver. E assim por diante.


A licença pode especificar que tipos de Drivers serão permitidos.


Existem dois tipos de validade que se sobrepõem. Um é a validade da licença temporária. O outro é o período de validade da licença definitiva. Se tivermos uma licença temporária, o que vai valer é a menor data entre as duas mencionadas aqui. Já se a licença for definitiva o que vale é somente a segunda data de validade.


Podemos ter licenças cujo registro é feito diretamente na máquina (On-premises) ou através da Internet. Pelo tipo de licença é que saberemos que tipo de validade vai ser feita. 


Na validade normal, ou seja, feita pela própria máquina, o que registra a licença é o arquivo da licença temporária ou definitiva que foi registrada no produto. 


Já a validação pela Internet é necessária para que o servidor tenha acesso à base de validação de licenças do PIS, na nuvem. Assim, qualquer extensão de validade do software é feita de modo online. Este tipo de licença usamos mais quando o acordo comercial envolve o pagamento de assinatura.


Vamos registrar a licença temporária na nossa instalação.


Nota: Versão 4.4.3.1


  • Na tela de Login, mantendo o usuário supervisor e a senha editada durante o primeiro acesso, clique em OK.


  • O PIS irá perguntar se você deseja registrar a licença temporária. Selecione Yes.


  • Clique no botão Open e selecione o arquivo com extensão “.KLC” recebida junto com os instaladores.


  • Podemos ver, na caixa de diálogo, as propriedades da licença temporária que está sendo registrada. Destacando a informação sobre a data de expiração da licença temporária.


  • Clique em Salvar.


  • E pronto. Voltamos para a tela de Login.


Mais detalhes veja no link abaixo:


0014   Registrando a licença temporária