Uma máquina
Ref.000011
A configuração Stand Alone consiste em instalar todos os módulos numa mesma máquina. Aconselha-se usar este tipo de instalação para ambientes de estudo, testes ou desenvolvimento. Também podemos ter a instalação Stand Alone onde o acesso ao servidor para trabalho seja através de Remote desktop ou Citrix.
Aqui teremos instalados o PIS Client, o PIS Server e o PIS Server 32. O PIS Thin Client não tem sentido instalá-lo nesta configuração e o PIS Web Service não é obrigatório.
Vamos descrever cada módulo mencionado na figura:
PIS Client: Consiste na aplicação cliente. Nesta arquitetura ela serve tanto para configurar os dados no servidor quanto para efetuar os desenhos dos processos de Integração.
PIS Server (Services):São dois serviços do Windows que são executados no servidor. O primeiro é o PIS Thread que executa as tarefas em processos diferentes no servidor. O outro é o PIS Schedule que controla os agendamentos dos processos a serem executados.
PIS Server (Properties): Consiste numa área em disco onde estão os registros dos Metadados, área de transferência de arquivos do cliente ao servidor, arquivos de Logs, arquivos de Trace de operações e outros repositórios importantes para o trabalho do servidor. Esta área deve ser acessada tanto pelo PIS Server como pelos Serviços
PIS Metadata: Consistem em um banco de dados SQL Server onde serão criadas tabelas para que os dados referentes aos processos de integração e ao ambiente do servidor sejam armazenados. Deve utilizar o SQL Server 2014 ou superior.
Ref.000012
Em muitos casos o ambiente do SQL Server pode estar em uma outra máquina. Muitas vezes a empresa cria o banco de dados de Metadados no PIS usando o servidor corporativo da empresa.
Porém, em muitos dos casos podemos usar um SQL Server Express. Ele limita o tamanho do banco para 10 Gigas. Mas isso é o suficiente para o Metadados do PIS.
Esta seria a configuração mínima para o PIS rodar em uma única máquina:
- 2 Quad Core ADM/Intel 3.0 GHz CPUs;
- 16 Gb RAM;
- 150 GB Available disk space.
Sistema operacional: Windows 10 Professional, Windows Server 2016 Standard Edition, Windows Server 2016 Datacenter Edition ou versões do Windows Server mais novas.
Requisitos: Microsoft .NET Framework 4.6.1, Microsoft 2015 C++ Redistributable (x64).