Para que possa ser implementada a validação de cliente usando licença via Internet é preciso que haja uma conexão entre o servidor do PIS e uma base de dados na nuvem. Se temos uma instalação On-Premises este acesso deve ser implementado. Dependendo de cada cliente e cada base de controle de licença, as propriedades de acesso a esta base de validação podem ser diferentes. Cabe ao suporte técnico especificar que base de validação foi configurada para aquele cliente. 



Este tipo de configuração é mais comum quando o PIS está também na Nuvem e os ambientes são administrados pelo próprio suporte técnico.


  • Faça a conexão com o PIS.


  • Selecione, no menu, Manager /License.


  • Verifique na propriedade License as Service se o valor está Yes. 


Neste caso esta licença tem a validade pela internet. Para que uma conexão no PIS seja válida este servidor deve ter acesso a base de dados de validação na nuvem para permitir o acesso. Os nomes da base de dados e servidor de validação podem ser verificados nos parâmetros Server Cloud e Database Cloud.


Durante a conexão ao PIS, caso haja um erro, pode ser que o banco de validação esteja indisponível ou o servidor não tenha acesso a ele. Neste caso o suporte interno da sua empresa e o suporte do PIS devem ser acionados para identificar o problema.


Ou então podemos verificar um problema na data da licença (licença vencida). Neste caso nada deve ser feito. Basta comunicar ao suporte do PIS este ocorrido. Quando houver um acerto com a área comercial os parâmetros da licença são ajustados na base de dados da nuvem e o acesso fica liberado.


Os ajustes OnLine do acesso somente são válidos para prorrogar a data da licença. Qualquer outra modificação referente aos parâmetros do licenciamento (Aumento do número de Flows, acesso a driver de conexão específico etc.) deve ser efetuado enviando um novo arquivo de extensão .KLC.


Mais detalhes no link abaixo:


0021  Licença Internet